Recomendações técnicas: passos a seguir desde o plantio até a utilização do pasto.
"Os pastos são perenes. Portanto o estabelecimento e a utilização racional de uma pastagem é imprescindível para sua alta produtividade por muito tempo".
Análise e correção do solo:
Os pastos respondem muito bem à correção do pH e Adubação. Após a análise do solo, um técnico especializado fará as recomendações das quantidades de corretivos (calcário) e fertilizantes necessários, considerando-se a espécie da forrageira a ser cultivada. Quando houver necessidade de aplicação de calcário, teremos duas condições: - Na formação de pastagens: a recomendação é para uma boa distribuição do corretivo na superfície do terreno, sendo metade da dose aplicada antes da aração e no mínimo, 60 a 90 dias, antes do plantio das forrageiras e a outra metade aplicada antes da gradagem. Visando incorporação na camada de 0 a 30 cm , do solo. Neste aspecto, deve-se ter em mente que o corretivo necessita de umidade suficiente para se dissolver e poder reagir no solo. - Com pastagens já estabelecidas: o corretivo deverá ser aplicado à lanço, sobre a superfície do terreno. Para isso, tem sido recomendado o rebaixamento da forrageira (através de elevada lotação animal, por curto espaço de tempo), enquanto que para as forrageiras utilizadas sob corte, a aplicação do corretivo deverá ser efetuada após um dos cortes e remoção da forragem. Não misturar o calcário com adubo orgânico, cloreto de potássio, sulfato de amônio ou uréia.Preparo do Solo:
Um solo bem preparado é o melhor caminho para obter uma germinação perfeita. Este não deve apresentar muitos torrões que prejudiquem a germinação como também, não deve estar muito pulverizado, o que poderá prejudicar sua estrutura e causar problemas de infiltração de água. Uma aração e duas passagens de grade são geralmente suficientes. Após a primeira gradagem do solo levantam-se terraços, sempre com o auxílio de um técnico especializado, como forma de controle da erosão.Plantio:
As sementes dos pastos, são, geralmente pequenas e muito leves. Por isto o plantio deve ser feito com cuidados especiais. Recomendamos em plantio com máquinas um espaçamento entre linhas de 20 centímetros , obedecendo sempre à quantidade recomendada de sementes por hectare para cada espécie. Nunca misture as sementes forrageiras com adubos nitrogenados e potássicos, pois estes poderão queimar o embrião. É importante não aprofundar muito as sementes. A profundidade de plantio deve ter entre um e dois centímetros, nunca passando um número maior que duas vezes o diâmetro das sementes. Em plantio a lanço, com uso de pessoas ou máquinas de distribuição de fertilizantes, recomenda-se misturar as sementes com areia branca (Seca), adubos fosfatados , ou material inerte de características parecidas com a semente. O objetivo é diluir as sementes facilitando a distribuição de pequenas quantidades em grandes áreas e para que as sementes fiquem bem esparramadas. É muito importante neste tipo de plantio a utilização de rolo compactador para promover um contato íntimo das sementes com o solo, facilitando muito o processo de germinação. Para solos leves, utilizar o rolo compactador para incorporação superficial das sementes no solo. No caso de solos pesados, utilizar grade niveladora fechada.Manejo:
Depois de semeado o pasto, somente fazer o primeiro corte quando o pasto estiver bem fechado e com as plantas bem fortes. Nas principais variedades (em condições ótimas de clima e solo) isto ocorre a mais ou menos 90 dias depois do plantio. O primeiro corte deve ser bem suave. Depois de um plantio perfeito e da obtenção de um excelente pasto não esquecer que para longa durabilidade do pasto é imprescindível um bom manejo, evitando principalmente o excesso de animais ou sobras de pasto de um ano a outro. Posteriormente, deve-se manejar os animais na pastagem conforme a seguinte tabela: Finalmente... não se esqueçam: "O pasto é um cultivo como outro qualquer que dentre outras coisas busca sempre um resultado econômico. Sua característica de ser perene por si só demanda e justifica maiores cuidados desde o estabelecimento até o aproveitamento do cultivo já que apresenta uma excelente relação custo benefício. Investimentos em sementes de alta qualidade, bom preparo do solo e utilização de adubos são facilmente amortizados, durante os muitos anos de vida útil deste cultivo".RODOVIA ANHANGÜERA 313KM - CAIXA POSTAL 336
RIBEIRÃO PRETO - SP - BRASIL - CEP 14001-970
55 16 3969-1159
MARANGATU@MARANGATU.COM.BR